• :

Programa

A CONTABILIDADE NUM MUNDO SUSTENTÁVEL

Dia 1 // 30 outubro 2025

9h00 Momento Musical

9h15 Sessão de abertura
  • Paulo Ferreira – Reitor da UA
  • Paula Franco – Bastonária da OCC
  • Francisco Picado – Diretor do ISCA-UA
  • Presidente da Câmara Municipal de Aveiro*
9h45 Sessão Plenária I - From Unsustainable to Sustainable Accounting: a Call to Action
  • Joan Ballantine (Ulster University, UK)
  • Ian Thomson (University of Dundee, UK)
Moderador: Cláudia Teixeira (ISCAP - IP Porto)


11h00 – Pausa para café

11h30 – Sessões Paralelas I

13h00 – Almoço

15h00 – Sessão Plenária II
  • Gabriela Figueiredo Dias (Chair, IESBA; Co-CEO IFEA)
Moderador: 
João Ferreira da Silva (OCC)


16h00 – Pausa para café

16h30 – Sessões Paralelas II + Workshops ‘Sustentabilidade na prática’
  • Sessões paralelas
  • Workshops
    • Joan Ballantine (Ulster University, UK)
    • Ian Thomson (University of Dundee, UK)

18h00 – Fim do dia 1

19h30 Concerto (aberto a todos)

Orquestra do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian
Local: Centro de Congressos de Aveiro

21h00 – Jantar de Gala com animação (inscrição à parte)
Local: Hotel Meliá Ria (sujeito a confirmação)




Dia 2 // 31 outubro 2025

09h00 – Sessões Paralelas III + Workshop ‘Sustentabilidade na prática’
  • Sessões paralelas
  • Workshops
    • Joan Ballantine (Ulster University, UK)
    • Ian Thomson (University of Dundee, UK)

10h30 – Pausa para café

11h00 – Sessão Plenária III – Incrementar o valor da organização através da sustentabilidade
  • Ricardo Costa (Grupo Bernardo Costa)
  • Juliana Carreira (PwC)
Moderador: Alberto Costa (ISCA-UA)

12h00 – Sessão de encerramento (inclui Prémio ‘Melhor Artigo’ + Assinatura do protocolo do ‘Prémio Domingos Cravo’)
  • Paula Franco – Bastonária da OCC
  • Virgílio Macedo – Bastonário da OROC
  • Francisco Picado – Diretor do ISCA-UA
  • Alberto J. Costa – Presidente da Comissão Científica
  • Manuel Moreira da Silva – Presidente do ISCAP
12h45 – Momento Musical





* A confirmar










ORADORES

Joan Ballantine  

Joan é licenciada em Contabilidade e Membro da Association of Chartered Certified Accountants (FCCA). Depois de trabalhar no setor e de obter a sua qualificação profissional, ingressou no meio académico, ocupando cargos na Warwick Business School (onde obteve o seu Doutoramento) e na Queen’s University, Belfast. Desde 2008, é Professora de Contabilidade na Ulster University, lecionando uma variedade de temas, incluindo Contabilidade de Gestão Estratégica, ao nível da Licenciatura e do Mestrado.


Investigadora ativa, o trabalho de Joan centra-se na educação em contabilidade (incluindo sustentabilidade), empreendedorismo e igualdade de género, abrangendo orçamentos com perspetiva de género (gender budgeting) e mulheres na gestão de topo. Garantiu cerca de 600 mil libras em financiamento de investigação como investigadora principal e atualmente lidera um pacote de trabalho para a Parceria de Inovação de Políticas Locais EPIC Futures NI de 4,8 milhões de libras (financiada pelo UKRI), que apoia o regresso ao trabalho de indivíduos economicamente inativos.


Com vasta publicação, avaliou inúmeros doutoramentos e integra várias comissões editoriais de revistas científicas. Joan desempenhou múltiplas funções em conselhos de administração e é Avaliadora Independente para o Comissário para Nomeações Públicas na Irlanda do Norte. Tem vasta experiência no apoio e organização do Colóquio Doutoral da Irish Accounting and Finance Association e das Masterclasses Doutorais anuais da British Accounting and Finance Association (BAFA). Em 2023, recebeu o Prémio BAFA de Contribuição Excecional para a Educação em Contabilidade e Finanças. Em abril de 2024, assumiu o cargo de Vice-Presidente da BAFA.





Ian Thomson 

Professor na Universidade de Dundee (Escócia), na área de contabilidade e sustentabilidade.


Lecionou na Birmingham Business School, University of Strathclyde and Heriot-Watt University e dirigiu o Centre for Responsible Business and convenor of the Centre for Social and Environmental Accounting


Investiga, há mais de 30 anos, matérias relacionadas com a responsabilidade, a sustentabilidade e a accountabilty.







Gabriela Figueiredo Dias


 

Presidente da International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) desde 2022.


Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), entre 2016 e 2022, onde foi a primeira mulher a liderar o regulador português dos mercados.


Com formação em Direito pela Universidade de Coimbra, tem vasta experiência internacional em normas de auditoria, ESG e política regulatória.








Ricardo Costa

Ricardo Costa é empresário, orador internacional e autor do livro "A Felicidade é Lucrativa”.Chairman do Grupo Bernardo da Costa e Presidente do Conselho de Administração doKuantokusta, exerce funções de liderança em várias empresas e atua como Board Advisorem diferentes setores.


Com um MBA Internacional pela Católica Porto Business School euma Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial, é também professor convidado emescolas de negócios e um dos principais defensores da importância da felicidade noambiente de trabalho.


Além da sua atuação empresarial, é cronista nos jornais *Expresso* e *Record*, CônsulHonorário do Kosovo e Presidente do Conselho Geral da AEMinho. A sua experiência e visãoestratégica fazem dele uma referência no mundo da liderança, inovação e felicidade corporativa.







Juliana Carreira

A Juliana é licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e possui um mestrado em Ciências da Comunicação com área de especialização em Comunicação Estratégica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou, ainda, uma Pós-graduação em Gestão de Sustentabilidade, no ISEG - Lisbon School of Economics & Management.


Integra a equipa da PwC há cerca de quatro anos, nos quais tem colaborado em diversos projetos de consultoria de sustentabilidade, na área de definição estratégica e reporte de sustentabilidade, destacando-se, particularmente no reporte em alinhamento com os requisitos legais emergentes, referenciais e índices ESG, nomeadamente em clientes como a Altice; REN; Grupo José de Mello; SCML; Millennium bcp; Fidelidade; The Fladgate Partnership; Grupo Lusiaves.



Voltar