XX Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria (CICA) 1. Sobre o CICA Com mais de 40 anos de história, o CICA afirma-se como um espaço de debate e encontro entre o mundo académico e o mundo profissional. Esta história teve o seu início em dezembro de 1978, com a designação de ‘I Jornadas de Contabilidade’, precisamente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCAA), agora (e desde 2000) Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA). Ao longo destes anos, o CICA tem contribuído positivamente para a visibilidade e consolidação da profissão e para a projeção da investigação científica em contabilidade e auditoria na esfera nacional e internacional. No entanto, importa realçar que o CICA não é apenas um evento científico, mas também um momento de convívio cultural e social que proporciona oportunidades de colaboração e partilha em rede entre os participantes. O tema do CICA para a XX edição é: ’A Contabilidade num mundo sustentável’. |
2. Data e Local O XX CICA, organizado pelo ISCA-UA e pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), irá realizar-se a 30 e 31 de outubro de 2025, em Aveiro, nas instalações do ISCA-UA. |
3. Submissão de artigos O XX CICA está aberto a uma ampla variedade de tópicos da atualidade, com o objetivo de estimular abordagens interdisciplinares e complementares, promover a disseminação do conhecimento científico, a troca de experiências e a transferência de conhecimento entre académicos, investigadores e profissionais, tendo em conta as tendências e os desafios para o ensino, pesquisa e a profissão numa sociedade cada vez mais global. Tendo como base o tema do XX CICA, a submissão de artigos deverá enquadrar-se num dos seguintes tópicos: A. Auditoria B. Contabilidade e controlo de gestão C. Contabilidade e relato financeiro D. Contabilidade social e ambiental & Governo das sociedades E. Ensino e investigação em Contabilidade F. Ética e responsabilidade social G. Finanças H. Fiscalidade I. História da Contabilidade J. Setor público e economia social K. Transformação digital na Contabilidade e Auditoria L. Sessão aberta (outros tópicos) Considerando a dimensão nacional e internacional do congresso, os trabalhos podem ser redigidos e apresentados na língua portuguesa, espanhola ou inglesa. |
4. Datas importantes 30 de junho de 2025 - Data limite de submissão | 15 de julho de 2025 - NOVA data limite de submissão 15 de setembro de 2025 - Notificação da decisão 24 de setembro de 2025 - Prazo limite para a inscrição dos autores com artigos/projetos aceites |
5. Normas de submissão de artigos Os artigos têm de ser submetidos através da plataforma EasyChair, de acordo com as regras a seguir definidas. Cada artigo deverá ser submetido num ficheiro em formato PDF, sem conter qualquer elemento que permita identificar o(s) autor(es), incluindo o campo das propriedades do ficheiro. Se os artigos não forem enviados em língua inglesa, deverão contemplar uma versão adicional do título, resumo e palavras-chave nesta língua (title, abstract e keywords). O artigo será apresentado em páginas A4, margens de 2,5 cm, espaçamento 1,5, com texto justificado, letra Times New Roman, tamanho 12, com o seguinte conteúdo: • Página 1 ou folha de rosto: • Título do congresso • Título do artigo/title • Tópico de inclusão temática (ver ponto 3) • Autorização (ou não) de publicação do texto completo do artigo (ver ponto 8) • Página 2 e seguintes: • Resumo/abstract • Palavras-chave/keywords (até 5) • Corpo do artigo Poderão ser incluídas tabelas, imagens, gráficos ou outros elementos, a cores ou a preto e branco, devidamente identificadas no corpo do artigo. O artigo deve respeitar o estilo APA - American Psychological Association, 7.ª edição. Os artigos submetidos não devem exceder as 8000 palavras, incluindo resumo e/ou abstract, referências bibliográficas e eventuais anexos/apêndices. A Comissão Organizadora pressupõe que o envio de um artigo é do conhecimento e concordância de todos os autores, sendo necessário indicar o autor responsável pelo artigo (corresponding author). Podem ser enviadas um máximo de três propostas de artigo, por participante, originais e não previamente publicadas, seja como único autor ou em coautoria. |
6. Workshop de investigação Para além dos artigos referidos anteriormente, o XX CICA pretende oferecer a todos os projetos de investigação em curso - os que surgem da frequência de programas de mestrado, doutoramento ou outros com vista à obtenção de financiamento - uma oportunidade de discussão e debate dessas propostas. Serão considerados os projetos inseridos num dos tópicos propostos (ver ponto 3) e serão aceites várias abordagens metodológicas. Os projetos têm de ser submetidos através da plataforma EasyChair, na track ‘Projects’, de acordo com as regras a seguir definidas. Cada projeto de investigação deve seguir, preferencialmente, a seguinte estrutura: Resumo Introdução Descrição do(s) problema(s) / questão(ões) de investigação Objetivo(s) Contributo(s) Enquadramento teórico / revisão de literatura Metodologia Resultados / Resultados esperados Referências Deve ser submetida uma única proposta de projeto de investigação por participante/autor, que deverá ser mencionado como autor/responsável do projeto (corresponding author), ao qual compete a sua apresentação. Os orientadores (ou restante equipa) figurarão, para efeitos do congresso, como coautores do projeto de investigação. O projeto será apresentado em páginas A4, margens de 2,5 cm, espaçamento 1,5, com texto justificado, letra Times New Roman, tamanho 12, com o seguinte conteúdo: • Página 1 ou folha de rosto: • Título do congresso • Título do artigo/title • Tópico de inclusão temática (ver ponto 3) • Tipo de projeto: mestrado, doutoramento, outro • Página 2 e seguintes: • Resumo/abstract • Palavras-chave/keywords (até 5) • Corpo do artigo Poderão ser incluídas tabelas, imagens, gráficos ou outros elementos, a cores ou a preto e branco, devidamente identificadas no corpo do texto. O documento deve respeitar o estilo APA - American Psychological Association, 7.ª edição. Os projetos submetidos não devem exceder as 3000 palavras, incluindo resumo e/ou abstract, referências bibliográficas e eventuais anexos/apêndices. |
7. Avaliação dos trabalhos e notificação Os artigos/projetos submetidos serão avaliados por dois membros da Comissão Científica do XX CICA (double blind refereeing process). O autor de contacto (corresponding author) será notificado por email do resultado da avaliação do(s) artigo(s)/projeto até 15 de setembro de 2025. Os autores dos artigos aceites deverão submeter a versão completa/corrigida do artigo, na plataforma EasyChair, até ao dia 29 de setembro de 2025. |
8. Publicações Todos os resumos/abstracts dos artigos incluídos no programa do XX CICA serão publicados no livro de Proceedings do XX CICA, em formato digital, com ISBN. Estão previstas algumas oportunidades distintas e mutuamente exclusivas de publicação, que carecem de autorização prévia do(s) autor(es): • Proposta de publicação de um livro por capítulos (entre 10 a 15 artigos) na editora Routledge (grupo Taylor & Francis) com indexação SCOPUS e WoS garantida. A seleção dos artigos terá em consideração a avaliação feita no processo de revisão e a ligação ao tema do XX CICA; • Submissão a um número especial da Accounting and Management Review da OCC; • Submissão em inglês, sujeita a revisão por pares, ao International Journal of Auditing, por convite da Editor in Chief, Prof. Mara Cameran; • Publicação de livro com os textos completos dos artigos incluídos no programa do XX CICA, em formato digital, com ISBN. Dada a sua natureza, os projetos de investigação não serão objeto de qualquer tipo de publicação. |
9. Prémio "Melhor Artigo” A Comissão Científica do XX CICA atribuirá o Prémio ‘Melhor Artigo’ com base na avaliação feita pelos revisores. O artigo vencedor será anunciado na sessão de encerramento e o prémio será entregue a(os) autor(es) inscrito(s) no XX CICA. |